terça-feira, 10 de maio de 2016

Carlos Nejar - "Era um Vento Muito Branco"



Boa tarde!
Nosso autor hoje é o Carlos Nejar.

Carlos Nejar é um poeta brasileiro, nascido em 1939, em Porto Alegre.
Formado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Católica do Rio Grande do Sul, começou o curso de Letras Clássicas na mesma instituição anteriormente, mas não concluiu.
Trabalhou na área jurídica, inclusive no Ministério Público do Rio Grande do Sul, e como professor de português.
Além dos diversos livros voltado para adultos e teses publicados, no ramo da literatura infantil recebeu os prêmios Monteiro Lobato e o da Associação de Críticos Paulistas por seus livros Era um Vento Muito Branco e Zão, respectivamente.
Carlos Nejar ocupa a cadeira nº 4 na Academia Brasileira de Letras desde 1988.
Um de seus livros mais famosos e premiado, “Era um Vento Muito Branco”, será nosso assunto de hoje.

Carlos Nejar, uma das vozes mais representativas da nossa poesia contemporânea, também membro da Academia Brasileira de Letras, conta, liricamente, em versos, a trajetória de vida de Zão, nome dado pelo pai, o Vento Sul. Limites, obstáculos, treinos, exercícios, ensinamentos, erros, acertos, equilíbrio, objetivos, sonhos, família, escola, amigos, liberdade... O aprendizado da vida transformados pelas mãos do poeta em rimas, ritmo, aliterações, metáforas, sonoridade, associação de ideias e de imagens, uma expressiva e harmoniosa melodia para ser admirada e sentida pelo jovem leitor.” (TRAVESSA)
Um bom livro para ler para as crianças, que podem captar esses aprendizados.
Por conta da plataforma do site da globo, não consigo disponibilizar o vídeo de Carlos Nejar sendo entrevistado no Programa do Jô, mas aconselho a acessarem o link http://globoplay.globo.com/v/1479834/, e assistir.
Ficamos por aqui, até o próximo.

BIBLIOGRAFIA:
- ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS, Carlos Nejar – Biografia, em http://www.academia.org.br/academicos/carlos-nejar/biografia

Nenhum comentário:

Postar um comentário